Colégio Objetivo Salto de Pirapora
Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.
O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.
Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no País.
Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.
Hoje, a instituição abrange o ciclo complexo do sistema educacional brasileiro, da educação infantil à pós-graduação universitária.
A proposta educacional do Colégio Objetivo é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências por meios das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução, enfim, nossa posposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.
Fundado em 2006, possui ampla experiência em educação, atendendo de forma diferenciada na formação integral dos alunos, estimulando o conhecimento, a autonomia, a criatividade e a valorização do potencial de cada um. Essa tradição em qualidade de ensino se deve aos constantes investimentos pedagógicos e aperfeiçoamentos de uma equipe qualificada que se envolve e acredita na formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes na sociedade.
A ESTRUTURA
As aulas acontecem dentro de um espaço físico com total acessibilidade projetado de acordo com a proposta pedagógica. As salas da Educação Infantil são equipadas de acordo com a fase, as de Ensino Fundamental e Médio com data show, ar condicionado, laboratório. As aulas são preparadas para aprofundar os conteúdos trabalhados e assim proporcionar atividades mais interativas.